Home AMAF AGU envia ao STF plano nacional para melhorar sistema prisional

AGU envia ao STF plano nacional para melhorar sistema prisional

AGU envia ao STF plano nacional para melhorar sistema prisional

por AMAFMG Agentes Fortes

A AGU enviou ao STF, na sexta-feira, 27, um plano nacional para a melhoria do sistema prisional brasileiro. O plano, chamado Pena Justa, foi elaborado em cumprimento à determinação do STF no julgamento da ADPF 347, em outubro de 2023, quando a Corte reconheceu a violação massiva de direitos fundamentais da população carcerária.

Segundo a manifestação enviada ao STF, a AGU informou que o plano foi construído de forma colaborativa e democrática, com a participação de autoridades dos três Poderes, associações e sociedade civil. Foram utilizados mecanismos de participação popular, como consultas e audiências públicas, conforme destacou a AGU.

A AGU foi encarregada de coordenar, por meio da SGCT – Secretaria-Geral de Contencioso, a reunião de toda a documentação e os subsídios fornecidos pelos ministérios. O plano foi consolidado com base nesses dados e validado pela Casa Civil da presidência da República.

O plano é dividido em quatro eixos temáticos: controle de entrada e vagas no sistema prisional (eixo 1); qualidade da ambiência, dos serviços e da estrutura prisional (eixo 2); processo de saída e reintegração social (eixo 3); e políticas de prevenção para evitar a repetição do estado de coisas inconstitucional (eixo 4).

AGU envia ao STF plano nacional para melhoria do sistema prisional.(Imagem: Freepik)
A AGU também destacou, em sua comunicação ao STF, que todas as demais determinações da Corte no processo estão sendo cumpridas e que a documentação para a homologação do plano está completa.

Após a homologação pelo STF, a União terá um prazo de três anos para executar o plano nacional.

Com informações da AGU.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/416207/agu-envia-ao-stf-plano-nacional-para-melhorar-sistema-prisional

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

plugins premium WordPress