Home NOTÍCIAS Governo de Minas Gerais amplia Presídio de Divinópolis com 306 novas vagas

Governo de Minas Gerais amplia Presídio de Divinópolis com 306 novas vagas

por AMAFMG Agentes Fortes

Nova estrutura dobra capacidade da unidade prisional; recurso de R$ 13,7 milhões foi aplicado em novas celas, alas, pátios e salas multiuso

Governo de Minas Gerais , por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) , inaugurou, nesta quinta-feira (16/3), o novo anexo do Presídio de Divinópolis.

O espaço conta com 306 novas vagas, ampliando a capacidade total da unidade para 547 vagas. A construção foi viabilizada com recursos de R$ 13,7 milhões, provenientes do governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e do Tesouro Estadual. 

O anexo dispõe de 38 celas com quatro beliches cada e duas celas individuais para pessoas com deficiência (PcD). O local também conta com pátio para banho de sol e para visitas, parlatório para atendimento dos advogados e salas multiuso. A construção, que possui duas alas, tem ainda dois galpões de trabalho, duas salas de aula, uma sala de informática e uma ala de isolamento com oito celas individuais.  

Diferencial

A edificação foi projetada com o intuito de facilitar a logística do presídio, além de garantir a dignidade no cumprimento da pena e a segurança de detentos, servidores e visitantes. 

O novo espaço é composto por alas funcionais, independentes e interligadas por um corredor central fechado. 

O diferencial na segurança deste anexo é uma passarela superior, na qual os policiais penais têm ampla visão e controle do corredor dos alojamentos, bem como das áreas de vivência e salas multiuso. Por meio deste acesso os servidores fazem a liberação dos custodiados para o trânsito interno, sem a necessidade de contato físico.  

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, participou da solenidade de inauguração e falou sobre a importância dessa entrega para custódia e ressocialização de pessoas que estão privadas de liberdade. “Temos 62 mil presos no estado de Minas Gerais. Temos crescido muito em esforços para reformas, construções e ampliações. O sistema prisional cumpre um papel importantíssimo no combate à criminalidade”. 

Em seu pronunciamento, o secretário destacou ainda a importância de se trabalhar a ressocialização sob o tripé trabalho, educação e desenvolvimento espiritual. “A nossa missão é fazer o preso trabalhar, pois quem está preso um dia vai sair da prisão e, para lidar de forma séria com a criminalidade, temos que pensar na ressocialização. O Governo do Estado está disposto a resolver os problemas enfrentados pelo sistema prisional”. 

Custódia e ressocialização

O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) , Rodrigo Machado, explicou que o novo anexo foi construído pensando na custódia, na ressocialização e no atendimento. “Temos o dever de custodiar e ressocializar”, destacou. “Além disso, pensamos nos policiais penais que terão mais conforto para a execução das atividades diárias. Hoje, fazemos parte do cinturão de segurança pública, pensando no ciclo completo da execução da pena. Sem o trabalho da Polícia Penal, o ciclo não se fecha”. 

Durante o evento, as autoridades presentes percorreram toda a nova estrutura, que já está pronta para receber internos. Para o juiz da comarca, Francisco de Assis Correa, trata-se de um momento marcante para a região. “Tivemos governantes que não priorizaram este ideal: a conclusão desta obra. Tudo que dependia do Poder Judiciário para pavimentar os caminhos para essa inauguração, fizemos. Este é um anexo que mantém a dignidade para os servidores que aqui atuarão”. 

Para o diretor regional da Polícia Penal na 7ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Sérgio Evaristo, o novo anexo vai contribuir muito para o trabalho desenvolvido na região. “Graças ao empenho de cada diretor, podemos dizer que somos uma das melhores Risps do estado.

Apesar de estarmos tratando de um ambiente carcerário, a importância dessa inauguração é imensa. Temos um local salubre e tranquilo para o trabalho dos servidores e para a execução da pena”.  

Participaram também da cerimônia de inauguração a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida; a subsecretária de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da Sejusp, Ana Luisa Silva Falcão; além de representantes das polícias Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Defensoria Pública, Ministério Público e outras autoridades locais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

plugins premium WordPress