Secretario SEJUSP Rogério Greco, Rodrigo Machado Diretor Geral do DEPEN/MG.
Violência Verbal na Porta da Unidade Prisional de Patrocínio por membros do Grupo Tático GIR.
Olha a que ponto chegou.
Discussões com comportamento agressivo, ridicularizando a tom de voz alto, com palavrões de baixo calão, xingamentos, constrangimentos, ameaças de saírem em vias de fato, na porta da Unidade Prisional de Patrocínio.
Iremos explicar abaixo, após receber as denuncias.
Novamente aqui a Associação AMAFMG, quer entender as coisas, porém a situações que não tem como entender, o que acontece no Sistema Prisional.
O que falta nesse Governo, para que realmente de credibilidade para a classe. Pois são maus exemplos que retroage a classe.
Entendemos que são mais de 180 Unidades aproximados, mais não é possível que vocês não ajam de uma forma que extermine o problema de uma ó vez.
Estamos aqui para falar mais uma vez sobre aquela Penitenciaria de Patrocínio.
Pois nesses últimos 20 dias vem acontecendo lá coisas boas e coisas que não era para acontecer em relação a situações antigas graves. “Quando a casa esta suja, e você vai morar nela, primeira coisa é fazer a limpeza”.
A Associação vem recebendo de verdadeiros (as) Agentes de lá, que:
Senhores (as), da Associação AMAFMG, estamos aqui novamente a falar com vocês da Associação, pois sabemos e acompanhamos o trabalho da Associação no Estado, e principalmente aqui em Patrocínio a anos, nós buscando ajuda.
Aproximadamente a um mês atrás realmente o que devia acontecer finalmente chegou o momento que mais de 95% da classe aqui esperava. Realmente a renovação nessa Unidade.
O qual não é novidade para vocês da Associação, pois senhores tem tudo ai, coisas antigas e de momento. Ou precisa citar. Resumindo. Quase todos Diretores foram afastados nessa Unidade.
E o Diretor Regional Jeferson assumiu, interinamente.
E que o mesmo vem em certa parte fazendo o que a muito tempo nessa UP vinha errado. Esta corrigindo, é lógico que queremos entender que algumas coisas necessárias ele também há de se corrigir usando o interesse Publico. Mais vem fazendo um bom trabalho.
E nesse sentido, após a classe cansada de ver muitos sendo privilegiados nessa UP, e sendo feito as denuncias e o Serviço de Inteligência de Belo Horizonte constando vindo até a mesma.
Como por exemplo o Grupamento do GIR, onde não atuavam nos procedimentos na Penitenciaria (não é novidades para vocês e achamos também que não é para a SEJUSP e para o DEPEN, pois vocês já falaram nisso antes em outras oportunidades).
O GIR tinha uma escala aqui que ninguém entendia, pois todo dia havia convocação dos mesmo e ainda fazia 50% das horas, não atuavam nas SEXTAS FEIRAS, e em finais de semana quando havia alguém do grupo na Unidade, era mínimo, e esse permanecia na base do GIR, e fazendo academia.
Pois também não é falta de conhecimento de ninguém que há uma academia de musculação, onde o GIR treinava em horário de expediente, justamente na hora de abertura de celas em pavilhões, retirada de banho de sol, ou retorno do banho de sol de presos.
E Agentes da equipe do GTI, sem condições de segurança fazer os procedimentos, tendo que o líder de equipe desguarnecer postos armados para fazer esses trabalhos, e na base do GIR vários Agentes parados.
Autorizados a portar telefones, não passar seus pertences no RAIO X e nem passar em revista. Com conhecimento e autorização de quem? Ai quando são afastados dos cargos com motivos justos, podem achar ruins? Isso é só GIR estamos falando.
Imagina coisas que vocês sabem, a NUCAD de BH sabe e veio aqui e proibiu, porem foi mesma coisa de nada, foi só esperar irem embora passaram por cima dos mesmos, como uso de telefones, bancos de horas etc.
Então senhores, o Diretor Regional Assumiu a unidade como falamos acima interinamente, e fez correições no setor do GIR, como mudança nas escalas dos mesmos, não uso de telefones, passar pertences na revista, cortou convocações que só eles tinham da forma que era e também proibiu o uso da academia em dia de plantão.
Consequentemente gerou desconforto no que observamos até com o próprio diretor interino. E com a classe aqui na UP também.
Ao ponto de a três dias atrás, membros do GIR com comportamento agressivo se dirigir a um Agente de plantão na porta da Penitenciaria com xingamentos, comportamento agressivo, ridicularizando a tom de voz alto, com palavrões de baixo calão, constrangimentos, ameaças de saírem em vias de fato.
Tudo isso após essas mudanças.
E já adiantamos que os mesmos vão esta na escala 12×36 (conforme determinação do Chefe do DEPEN), porém escalados apenas nas muralhas. Isso que não entendemos.
Pois vai continuar os Agentes fazendo procedimentos que o Grupo GIR recebeu o treinamento, foram capacitados, o qual pelo nosso conhecimento não há nenhum grupo GIR em MG sem atuar nas suas atribuições, escalados só em muralhas. Até porque esses conhecimentos adquiridos tem que se praticar.
Só para senhores terem noção que depois dessas mudanças que estão acontecendo, pessoas que eram privilegiados, recebiam vantagens indevidas como banco de horas, salas de ar condicionado, podiam marcar trocas de plantão como quisesse, ficavam a disposição de diretor setorial, muitos estão nervosos, contrariados.
Olha ponto que chegou essa UP. Aos olhos de quem aqui estava e autorizava tudo.
A Associação, após analisar isso tudo e ainda receber mais denuncias do que vem acontecendo em Patrocínio, e se for por aqui tudo irá ficar extenso.
Situações como Ex Diretor Regional de Inteligência esta lotado agora em uma sala de Cartório, local esse conforme relataram é uma sala para se ouvir servidores em possíveis Investigações Preliminares (IP) principalmente.
Mais será que tem IP todos dias ao ponto de deixar um Agente Penitenciário fixo nesse setor. E o mesmo vai ficar sob a coordenação de quem, para controlar seus plantões, folgas, bancos de horas, férias etc. Pois não acabou servidor (agente) ficar subordinados a diretores setoriais.
E qual espera se que não seja na escala 4×1 que esta prevista para os Agentes do GTI. Se é servidor Diarista a legislação em que esse Agente deve cumprir de segunda a sexta feira, inclusive feriados e pontos facultativos as 40 hs semanais, sendo 08 horas diárias.
A Associação espera do Diretor Interino sugerindo ao mesmo que esse setor, os membros para realizar os trabalhos em uma IP, sejam delegados, designados na comissão a fazer os trabalhos quando assim surgir uma possível ilegalidade. E não ficar nesse setor um servidor por conta. Até porque fica caro para o Estado, e estamos atravessando dias complicados no Sistema Prisional por falta de Servidor.
A Associação ainda manifesta a respeito do que foi passado de um Ex membro da Inteligência, Ex Diretor de Segurança e que estava lotado após sair dessa direção no Almoxarifado da Unidade.
Onde houve nomeação do mesmo para cargo em vacância, após o afastamento da diretora que lá estava. A AMAFMG, acredita que não seja a pedido do atual diretor interino. Pois observamos que a maioria dos servidores nas falas sentiram desmoralizados. Sendo assim, é necessário que as mudanças devem acontecer, e que não haja nenhum vinculo com o passado. Que o chefe do DEPEN com certeza já esta sabendo, ou se não irá ser oficializado. Pois está em curso varias investigações, como horas, bancos de horas indevidas para coordenadores de equipe, isso no passado mais a pouco tempo. E demais que correm em sigilo. E esses nomes estão citados.
Como por exemplo esperamos que a NUCAD da 10ª Risp esteja empenhada apurando em PAD ACERCA DA OPERAÇÃO LEGALIDADE QUE OCORREU EM 2019 e nas paginas que foram levantadas sobre BANCOS DE HORAS DE DIRETORES E ASSESSORES DE INTELIGENCIA. Que isso é de extrema gravidade, pois a NUCAD BH fez todas as investigações, oitivas, documentos como folhas de pontos, que com certeza mostra os bancos de horas gozados, os plantões em escalas, etc.
Que também esta em curso situações de viaturas como placa HMH 8803 que não deixava a ficha de entrada e saída de veículos na UP, e bem como fornecido na portaria da UP o hodômetro rodado, de controle. Isso mencionado em denuncia.
Com tudo isso a Associação AMAFMG, deixa claro que não vai admitir qualquer interferência que prejudique o bom caminho agora limpo da Penitenciaria de Patrocínio, sabendo que como citado acima, há algumas coisas que não condiz com essa limpeza. Não se pode privilegiar ninguém em setores, como anos passados ai.
A respeito do Grupo Tático GIR, a AMAFMG não compactua com atos da forma citada, agressivos. Que espera o envio do REDS. Ou melhor ainda que o Diretor Interino que ai está tome as providencias informando o setor do Núcleo do GIR em BH, todo o histórico e o porque isso agora no final esta acontecendo, até porque o mesmo é o qual que esta colocando ordem na casa nesse setor, chegando ao ponto dessa agressividade.
Em tempo narram para a Associação que não é a primeira vez que membros do GIR abordam agentes nessa Unidade para questionar algo relacionado como os mesmos eram beneficiados nessa UP. E a AMAFMG, conclui nesse assunto, que se não tiver o interesse publico de manter esse grupo nessa UP, que acabe com o grupo e esses agentes se apresentem aos lideres de Equipe. Pois quem sempre fez os procedimentos na Penitenciaria, foram os Agentes das coordenações. Tanto se comprova que o Coordenador do GIR, entregou o cargo para o Diretor Interino.
Concluindo, para não estender sobre essa Unidade Patrocínio, deixamos claros a vocês verdadeiros agentes ai, nós da Associação não vamos fechar os olhos para essa UP. Iremos atentos ajudar quem seja ai, na impessoalidade, porém não admitindo “complô”, “ajudinha”, favorecimento a ninguém. Isso ai nessa UP é passado, chega. Estamos a disposição de vocês.
Aguardem, que vamos esperar mais um pouco o final desses ajustes, que seja tudo na legalidade, na impessoalidade, na isonomia, e nada de “QI”, ou proteção. Pois essa Unidade é casos tão sérios, que investigações em curso, dão mais de 1600 paginas. OK.
E que o Diretor Interino Jeferson ouça os Agentes ai, que sabem de tudo e são merecedores de elogios por combater os ilícitos, agindo dentro de seus deveres e obrigações.
Pois o mesmo tem conhecimento de tudo que ocorreu ai, pois esta a longo tempo como Diretor de Risp. E se agora é a oportunidade de corrigir, que faça, pois podia ter sido feito e evitado muita coisa.
Fuga de presos
Bancos de horas
Escalas favorecidas
Punições para aqueles que praticam atos ilegais e ai estavam em cargos
Os desvios
Vantagens indevidas
Agente perde olho em explosão de granada
CATs
Sumiços de materiais de segurança
Capotagem de Viatura
Uso de veículos Oficiais
Corrupções
Não aplicabilidade da Isonomia
Compras de presos em supermercado (denuncia em carta de presos)
Improbidades Administrativas
E outros que …
Estamos atentos, não admitiremos articulações de passado, de interesse de alguns ai. Se houver as coisas vão ficar bem complicada nessa UP, pois só não agendamos audiência publica de devido o protocolo da COVID, com a comissão de Direitos Humanos a favor dos Servidores da Segurança Publica. Se for preciso, a mesma irá acionar solicitando reunir com o Judiciário da Cidade, MP.
Presídio de Patrocínio em MG – que lambança – Prejuízos, vergonha…
1,1K